R$ 25

Durante um ano e três meses, Antonio Lino morou numa Kombi e viajou pelo Brasil. Ao volante do seu domicílio nada imóvel, o escritor paulistano não chegou a descer tanto até o Chuí. Mas ao norte, sim: cravou presença no Oiapoque. Por uma centena de municípios em quinze estados, Lino rodou mais de trinta mil quilômetros pelo país.

Tendo experimentado o antigo paradoxo dos andarilhos (“viajar é sair para dentro”, escreve o autor), Lino narra suas histórias no livro Encaramujado: uma viagem de Kombi pelo Brasil (e pelos cafundós de mim).

Manuscrito na estrada, o livro reúne crônicas e contos sobre as gentes e os lugares que o autor conheceu pelo caminho. De carona com os textos, o leitor refaz na imaginação todo o trajeto percorrido pela Kombi branca, decorada com teto azul e pássaros de adesivo na lataria. O verdadeiro movimento, no entanto, está nas entrelinhas: muito mais do que um mero relato descritivo da viagem, nas páginas de Encaramujado, o que Antonio Lino revela melhor são as suas próprias paisagens internas.

ENCARAMUJADO

ENTREVISTAS SOBRE O LIVRO

GLOBONEWS | PROGRAMA EM PAUTA

TV BRASIL | PROGRAMA SEM CENSURA